Molho
3 colheres (sopa) de vinagre vinho branco
5 colheres (sopa) de azeite
1 colher (chá) de mostarda
Sal a gosto
1 pitada de adoçante
1 pitada de hortelã seca
Para o carpaccio
Pêra Red ou Williams
1 prato fundo de alface lisa ou americana rasgada (pedaços pequenos)
2 colheres (sopa) de castanha de caju picada (pode ser também amêndoas ou nozes)
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado grosso
Molho
Numa vasilha, misture todos os ingredientes.
Montagem
Corte a pêra na parte mais carnuda, no sentido transversal ou horizontal, como preferir, em fatias de o,5 cm mais ou menos.
Distribua as fatias ao redor do prato, encaixando uma sob as outras. Coloque a alface no centro e regue com o molho. Espalhe as castanhas de sua preferência e o queijo ralado.
Informações
Pêra: fruta nativa da Europa e Ásia central. Boa fonte de carboidratos, sais minerais: potássio, sódio, cálcio e fósforo, vitamina C. Consumida com a casca é uma boa fonte de fibras. Contribui para a boa formação dos ossos, dentes e sangue, mantém o equilíbrio interno e vigor do sistema nervoso. Combate a prisão de ventre e inflamações do intestino.
Alface: alimento rico em betacaroteno (provitamina a), vitaminas C, E e complexo B. Rica em fibras e apresenta boas quantidades dos minerais: cálcio, fósforo, potássio e ferro. É um calmante muito eficaz, indicado para pessoas que tem insônia e que são muito tensas e agitadas. Ajuda no tratamento de anemia (se temperada com limão ajuda na absorção de ferro), combate os radicais livres produzidos em excesso pelo organismo.
Castanhas, nozes, amêndoas: são fontes de aminoácidos e proteínas, ácidos graxos, as castanhas contêm carboidratos. Ricas em vitamina C, boa fonte de ferro e fósforo ,vitamina B1 (tiamina). Sua carência provoca falhas na memória e dificuldade de concentração. Possuem cobre que facilita a contração das fibras do músculo cardíaco.
Castanha-do-pará: brasileiríssima. Fonte rica de selênio, mineral que impede a degeneração celular, pois envolve a membrana da célula e protege o sistema imunológico.